Site Loader

A Bélgica de Kuaska, em 2015, foi uma edição especial do Mochilão Cervejeiro. O nosso objetivo era aprofundar a visão sobre a cultura e os aspectos que envolvem as tradicionais cervejas de fermentação espontânea, tais como Lambics e Gueuzes, incluindo algumas pérolas, como a experiência da produção de uma cerveja colaborativa na histórica Brasserie Cantillon e a visitação guiada à locais especiais e pouco acessíveis, tais como as cervejarias de alguns dos míticos mosteiros Trappistas da Bélgica.

Viajamos na companhia do amigo Lorenzo Dabove. Degustador, especialista e autor de livros sobre cerveja. Mais conhecido como Kuaska. Italiano apaixonado pela cultura da cerveja belga, é internacionalmente respeitado como um dos maiores especialistas em cervejas de fermentação espontânea. Não à toa, foi cicerone do grande Michael Jackson (The Beer Hunter) em suas incursões pela Bélgica.

E assim foi essa viagem…

Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015

  • Início do Mochilão Cervejeiro em Bruges, com jantar de boas-vindas e integração do grupo.

Sábado, 07 de fevereiro de 2015

Domingo, 08 de fevereiro de 2015

  • Ida a Westvleteren, no restaurante In De Vrede (propriedade dos monges). Curiosidade, a Westvleteren Blond, foi “batizada” pelo Kuaska, na ocasião do seu lançamento [www.indevrede.be/home.php?lang=nl].
  • A seguir, ingressamos no incrível universo da De Dolle Brouwers com uma visita guiada por Kris Herteleer  [www.dedollebrouwers.be].

Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2015

  • Visita guiada na cervejaria De Halve Maan, muito premiada em competições de grande prestígio internacional, e onde almoçamos degustando suas cervejas na companhia do cervejeiro Xavier Vanneste [www.halvemaan.be].
  • A tarde visitamos o Brugs Biermuseum [https://mybeerexperience.com/pt].
  • Na sequência, o famoso pub ‘t Brugs Beertje (o ursinho de pelúcia de Bruges) [www.brugsbeertje.be/index_en.htm].

Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

  • Passeio para Roeselare, para uma visita à fantástica cervejaria Rodenbach. Rudi Ghequire nos conduziu pelas mãos através do maravilhoso universo da Rodenbach, e na sequencia desfrutamos da melhor harmonização cervejeira que já provei, num almoço especial na própria cervejaria [https://cheers.rodenbach.be/].
  • Após o almoço, seguimos para Bruxelas, e nesse mesmo dia, ainda fizemos um passeio pelos famosos cafés e locais históricos da cidade, como a Bécasse, La Mort Subite, Poechenellekelder e Moeder Lambic.

Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

  • Visita à cervejaria da abadia trapista de Rochefort, onde se produzem três das cervejas mais populares e apreciadas do mundo. Lá conhecemos o cervejeiro Gumer Santos e também o Frei Pierre, o monge encarregado da cervejaria [www.trappistes-rochefort.com].
  • Excursão rumou para o sul da Bélgica, com uma primeira parada na Gueuzerie Tilquin, onde saboreamos Lambics e Gueuzes do grande cervejeiro Pierre Tilquin [www.gueuzerietilquin.be].
  • Após a visita, jantamos no restaurante Boelekewis, especializado em Lambics e por duas especialidades culinárias da belga: “moules et frites” (mexilhões com batatas fritas) e “ribbekes” (costelas de porco em porções generosas) [www.boelekewis.be].

Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

  • Dia do meu aniversário, e de presente, uma das grandes pérolas da viagem, o Cantillon Day, com uma super turnê guiada por Kuaska, considerado membro da família Van Roy/ Cantillon. Acompanhamos com exclusividade o dia de brasagem, colaborando ativamente durante o processo de produção [www.cantillon.be].
  • A tarde visitamos a emergente Brasserie de La Senne, onde tivemos a oportunidade de provar inovadoras cervejas da dupla Yvan de Baets e Bernard Leboucq [http://brasseriedelasenne.be/].
  • O dia terminou com um jantar especial no Restobieres, restaurante encantado com as performances cômicas do lendário chef Alain Fayt. Desfrutamos da verdadeira cozinha de Bruxelas, regado à deliciosas cervejas, naturalmente [www.restobieres.be].

Sexta-feira, 13 fevereiro de 2015

  • Excursão para Pajottenland*, e visitas ao “novo” centro de produção de Lambics nas emblemáticas cervejarias Oud Beersel [oudbeersel.com] e 3 Fonteinen, guiada pel grande cervejeiro Armand Debelder. De quebra, almoço no restaurante da cervejaria, onde comemos um autêntico prato da região [www.3fonteinen.be]. *Kuaska é chamado de “O Príncipe de Pajottenland”.

Sábado, 14 de fevereiro de 2015

  • Encerramento do Mochilão Cervejeiro, com um novo tour aos mais incríveis bares do mundo, Poechenellekelder, Moeder Lambic (novamente) e o Delirium Café de Bruxelas [www.deliriumcafe.be].

Dormimos

Em Bruges: Novotel Brugge Centrum www.novotel.com/pt-br/hotel-1033-novotel-brugge-centrum/index.shtml

Em Bruxelas: Bedford Hotel & Congress Centre www.hotelbedford.be

Espero que tenham gostado. E fica a dica destes maravilosos lugares a serem visitados………frequentemente! Saúde!

juliocesarmachadojunior@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Países e Regiões