A Bélgica de Kuaska, em 2015, foi uma edição especial do Mochilão Cervejeiro. O nosso objetivo era aprofundar a visão sobre a cultura e os aspectos que envolvem as tradicionais cervejas de fermentação espontânea, tais como Lambics e Gueuzes, incluindo algumas pérolas, como a experiência da produção de uma cerveja colaborativa na histórica Brasserie Cantillon e a visitação guiada à locais especiais e pouco acessíveis, tais como as cervejarias de alguns dos míticos mosteiros Trappistas da Bélgica.
Viajamos na companhia do amigo Lorenzo Dabove. Degustador, especialista e autor de livros sobre cerveja. Mais conhecido como Kuaska. Italiano apaixonado pela cultura da cerveja belga, é internacionalmente respeitado como um dos maiores especialistas em cervejas de fermentação espontânea. Não à toa, foi cicerone do grande Michael Jackson (The Beer Hunter) em suas incursões pela Bélgica.
E assim foi essa viagem…
Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015
- Início do Mochilão Cervejeiro em Bruges, com jantar de boas-vindas e integração do grupo.
Sábado, 07 de fevereiro de 2015
- Dia dedicado ao Bruges Beer Festival (BBF) [www.brugsbierfestival.be].
Domingo, 08 de fevereiro de 2015
- Ida a Westvleteren, no restaurante In De Vrede (propriedade dos monges). Curiosidade, a Westvleteren Blond, foi “batizada” pelo Kuaska, na ocasião do seu lançamento [www.indevrede.be/home.php?lang=nl].
- A seguir, ingressamos no incrível universo da De Dolle Brouwers com uma visita guiada por Kris Herteleer [www.dedollebrouwers.be].
In De Vrede
Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2015
- Visita guiada na cervejaria De Halve Maan, muito premiada em competições de grande prestígio internacional, e onde almoçamos degustando suas cervejas na companhia do cervejeiro Xavier Vanneste [www.halvemaan.be].
- A tarde visitamos o Brugs Biermuseum [https://mybeerexperience.com/pt].
- Na sequência, o famoso pub ‘t Brugs Beertje (o ursinho de pelúcia de Bruges) [www.brugsbeertje.be/index_en.htm].
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
- Passeio para Roeselare, para uma visita à fantástica cervejaria Rodenbach. Rudi Ghequire nos conduziu pelas mãos através do maravilhoso universo da Rodenbach, e na sequencia desfrutamos da melhor harmonização cervejeira que já provei, num almoço especial na própria cervejaria [https://cheers.rodenbach.be/].
- Após o almoço, seguimos para Bruxelas, e nesse mesmo dia, ainda fizemos um passeio pelos famosos cafés e locais históricos da cidade, como a Bécasse, La Mort Subite, Poechenellekelder e Moeder Lambic.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
- Visita à cervejaria da abadia trapista de Rochefort, onde se produzem três das cervejas mais populares e apreciadas do mundo. Lá conhecemos o cervejeiro Gumer Santos e também o Frei Pierre, o monge encarregado da cervejaria [www.trappistes-rochefort.com].
- Excursão rumou para o sul da Bélgica, com uma primeira parada na Gueuzerie Tilquin, onde saboreamos Lambics e Gueuzes do grande cervejeiro Pierre Tilquin [www.gueuzerietilquin.be].
- Após a visita, jantamos no restaurante Boelekewis, especializado em Lambics e por duas especialidades culinárias da belga: “moules et frites” (mexilhões com batatas fritas) e “ribbekes” (costelas de porco em porções generosas) [www.boelekewis.be].
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
- Dia do meu aniversário, e de presente, uma das grandes pérolas da viagem, o Cantillon Day, com uma super turnê guiada por Kuaska, considerado membro da família Van Roy/ Cantillon. Acompanhamos com exclusividade o dia de brasagem, colaborando ativamente durante o processo de produção [www.cantillon.be].
- A tarde visitamos a emergente Brasserie de La Senne, onde tivemos a oportunidade de provar inovadoras cervejas da dupla Yvan de Baets e Bernard Leboucq [http://brasseriedelasenne.be/].
- O dia terminou com um jantar especial no Restobieres, restaurante encantado com as performances cômicas do lendário chef Alain Fayt. Desfrutamos da verdadeira cozinha de Bruxelas, regado à deliciosas cervejas, naturalmente [www.restobieres.be].
Sexta-feira, 13 fevereiro de 2015
- Excursão para Pajottenland*, e visitas ao “novo” centro de produção de Lambics nas emblemáticas cervejarias Oud Beersel [oudbeersel.com] e 3 Fonteinen, guiada pel grande cervejeiro Armand Debelder. De quebra, almoço no restaurante da cervejaria, onde comemos um autêntico prato da região [www.3fonteinen.be]. *Kuaska é chamado de “O Príncipe de Pajottenland”.
Sábado, 14 de fevereiro de 2015
- Encerramento do Mochilão Cervejeiro, com um novo tour aos mais incríveis bares do mundo, Poechenellekelder, Moeder Lambic (novamente) e o Delirium Café de Bruxelas [www.deliriumcafe.be].
St. Anna St. Anna ‘t Brugs Beertje Bécasse Bécasse Delirium café Delirium café Delirium café Moeder Lambic Boelekewis Restobieres Poechenellekelder Poechenellekelder Moeder Lambic Moeder Lambic Moeder Lambic Moeder Lambic Moeder Lambic
Dormimos
Em Bruges: Novotel Brugge Centrum www.novotel.com/pt-br/hotel-1033-novotel-brugge-centrum/index.shtml
Em Bruxelas: Bedford Hotel & Congress Centre www.hotelbedford.be
Espero que tenham gostado. E fica a dica destes maravilosos lugares a serem visitados………frequentemente! Saúde!